Ensino Médio – Encceja

Como você se beneficia com esse curso

ENCCEJA - Objetivos do exame
  • Construir, consolidar e divulgar seus resultados em prol da melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no processo de Certificação.
  • Possibilitar a constituição de parâmetros para autoavaliação para continuidade da formação e inserção no mundo do trabalho.
  • Construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar.
        A aplicação das provas para o Encceja Exterior serão no dia 16 de setembro. Ainda será divulgado pelo INEP edital específico para o Encceja Exterior.

Objetivos do curso

O Encceja –  Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

Certificação X Declaração de proficiência – Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

O Encceja Exterior e o Encceja Exterior PPL  são viabilizados graças a uma parceria entre o inep e o Ministério das Relações Exteriores.

Matriz Curricular

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TÉCNOLOGIAS

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TÉCNOLOGIAS

MATEMÁTICA E SUAS TÉCNOLOGIAS

LINGUAGENS, SUAS TÉCNOLOGIAS E REDAÇÃO

Mostrar matriz curricular

Investimento

$270.00

Duração do curso

  • Curso disponível por 6 meses.

Observações

  • Curso ministrado na plataforma online.
  • Curso lecionado em Português (Brasil)
Ainda estou com dúvidas Quero contato do consultor